Dia primeiro de Julho de 2024 entra em vigor a resolução do Banco Central que determina que as instituições financeiras devem promover ações de educação financeira para os clientes. Segundo o Banco Central, as instituições financeiras devem oferecer medidas de educação financeira para pessoas físicas e empresários individuais incentivando o planejamento e o orçamento pessoal e familiar, uma reserva de emergência sólida e o pagamento de contas em dia, evitando a inadimplência.

Dentro das novas diretrizes, a Bacen reforça a necessidade de mecanismos de acompanhamento e controle da política de educação financeira, assegurando a implementação e a efetividade. A nova resolução consolida a Lei 14.690, de 2023, que impôs a responsabilidade pela regulação de medidas de educação financeira como forma de prevenção à inadimplência e redução do superendividamento. 

A resolução Conjunta n° 8 de 21/12/2023 também reforça a necessidade de gerar valor para o cliente, proporcionando ações de educação financeira relevantes, amplo alcance e adequação e personalização para garantir a relevância para cada usuário considerando o perfil do público alvo.

Para o Banco Central os avanços tecnológicos devem permitir maior inclusão financeira "no Brasil, a evolução tecnológica esta sendo um dos grandes aliados do Banco Central para garantir um sistema financeiro mais eficiente e promover inclusão digital e financeira” afirmou Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil Dentro na nova resolução soluções inovadoras podem trazem um grande diferencial competitivo para as instituições financeiras na busca pela principalidade bancária. 

Prepare-se para o futuro: 

Preparamos um checklist de ações que a instituição financeiras devem tomar para se adequar as novas resoluções do banco centrar e desenvolver um bom relacionamento com os clientes:

  • Implementação de Políticas de Educação Financeira: Desenvolver e implementar políticas abrangentes de educação financeira que aderem aos princípios de ética, responsabilidade, transparência e diligência.
  • Engajamento do Cliente: Desenvolver jornadas de educação financeira são personalizadas para serem relevantes e valiosas para os clientes, aprimorando o conhecimento financeiro e capacidades de tomada de decisão.
  • Conteúdo Personalizado: Criar materiais e ferramentas educacionais personalizados para atender às diversas necessidades dos clientes, considerandos fatores demográficos e níveis de conhecimento financeiro.
  • Monitoramento: Estabelecer mecanismos robustos para monitorar e avaliar a eficácia dos esforços de educação financeira. Isso inclui a definição de métricas e indicadores apropriados para rastrear conformidade e impacto.
  • Relatórios Regulatórios: Nomear um diretor responsável por supervisionar a conformidade com essas novas regulamentações e por relatar ao Banco Central do Brasil.
  • Preparação para a nova resolução: A regulamentação entra em vigor em 1º de julho de 2024.

Como a Flourish Fi pode auxiliar na adequação às novas regras de educação financeira do Banco Central?

A missão da Flourish Fi de incentivar bons hábitos financeiros está alinhada com as novas diretrizes. Nossa plataforma de engajamento e lealdade incentiva bons hábitos financeiros utilizando a ciência comportamental  e elementos de jogos. Oferecemos módulos de aprendizagem interativos que podem ser rapidamente integrados aos serviços digitais (aplicativo ou site) das instituições financeiras. Estes módulos são projetados para cumprir os requisitos regulatórios - distribuição de conteúdo, jornadas personalizadas com missões de redução da inadimplência, metrificação e acompanhamento de usuários impactados-   e também para aumentar o engajamento do usuário, proporcionando um benefício duplo tanto para as instituições quanto para seus clientes.

Na prevenção à inadimplência e redução do superendividamento, a gamificação também é uma arma poderosa. Analisando os dados da Flourish Fi com uma instituição financeira brasileira de empréstimos, as jornadas gamificadas aumentaram em 10 pontos percentuais (de 45% para 55%) o número de pagamentos em dia em relação aos usuários que não interagem com a tecnologia da Flourish Fi. Já o número de usuários inadimplentes por mais de 30 dias a diferença foi ainda maior: uma redução de 12pp no número de pagamentos com mais de um mês de atraso. 

Resultados comprovados e mensuráveis: Veja o nosso estudo de caso 

Saiba mais sobre a regulamentação

Para obter mais informações sobre a normativa do Bacen sobre educação financeira e para se manter atualizado com os últimos requisitos, visite a Página de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

Entre em contato com a Flourish Fi