Com o avanço da tecnologia, o open banking e o crescimento das fintechs, o acesso a serviços financeiros passou a ser mais democrático e inclusivo, chegando a 96% dos brasileiros com acesso a uma conta bancária em 2020, segundo a Agência Brasil. Ao mesmo tempo, surgiram novos desafios principalmente voltados à educação financeira e o engajamento dos clientes que passaram a ter uma facilidade muito maior na mudança entre instituições financeiras. Para ganhar agilidade e competitividade no mercado, a inovação aberta - através de parcerias- cresce no segmento financeiro.
Segundo o The Financial Brand, em 2021, 51% das instituições financeiras tinham parcerias com fintechs e 13% tinha intenção de fechar parcerias no ano seguinte, já em 2023 este número cresceu para 60% com parcerias firmadas e 19% com intenção de fechar parcerias durante o ano. Atualmente a maior parte das fintechs fundadas não tem como objetivo substituir as instituições financeiras, e esta é uma tendência que já tem sido vista nos últimos 9 anos.
"A primeira fase das fintechs no Brasil foi muito na linha da competição, elas surgiam para competir com os bancos [...] A partir de um determinado momento, especialmente 2014, a gente viu uma mudança muito grande, passou a ter mais startups nascendo para colaborar do que para competir." afirmou Guilherme Horn em entrevista para o Flourish Tech Talk, na época diretor diretor de estratégia e inovação do banco BV.
Parcerias entre instituições financeiras e fintechs trazem um benefício bilateral: as startups crescem rapidamente usufruindo a escala de instituições financeiras, que por sua vez ganham em agilidade e inovação, lançando produtos mais rapidamente e aproveitando o apoio de especialistas nos temas e pesquisas focadas no desenvolvimento de tecnologias específicas.
As instituições parceiras da Flourish FI, por exemplo, utilizam a nossa plataforma de engajamento e lealdade para aumentar a digitalização, auxiliando seus clientes a terem melhores hábitos financeiros. A integração da tecnologia com o sistema do banco é feita de forma rápida e segura, criando jornadas personalizadas baseadas em dados e ciência comportamental. Com a nossa tecnologia, instituições financeiras duplicaram o uso do online/mobile banking, aumentando em quase 30% o número de pagamentos de contas online e em mais de 250% o volume de transações feitas por canais digitais.
Para o CEO da Flourish Fi, Pedro Moura, fechar parcerias com fintechs é uma forma de se manter competitivo no mercado financeiro. ”Como fintech, nós focamos em um problema específico e reunimos a melhor equipe para desenvolver uma solução. Dentro do ecossistema financeiro somos facilitadores de inovação, evitando serviços genéricos e 'antigos' que já não satisfazem mais as necessidades dos clientes", explica Moura.
Assista o Flourish Tech Talk sobre parcerias entre instituições financeiras e fintechs!
Leia também: