A gamificação para instituições financeiras tem se tornado cada vez mais popular em aplicativos e bancos digitais, com o objetivo de aprimorar a experiência do usuário e impulsionar o engajamento dos clientes.

O uso de elementos e design de jogos em diferentes contextos para motivar e engajar pessoas a alcançarem seus objetivos tem sido chave para o sucesso de produtos em diferente setores. Nos últimos anos, vimos sucessos globais que utilizam essas mecânicas nas mais diferentes formas: na Saúde, temos aplicativos como o Strava, o Nike+ e o Peloton, na Educação temos o Duolingo, e até para relacionamentos temos casos como o Tinder e o Bumble.  Quando o assunto é finanças, instituições financeiras podem utilizar a gamificação para aumentar a educação financeira e promover hábitos financeiros mais positivos para seus clientes

Quais elementos de gamificação podem ser usados por instituições financeiras?

  1. Pontos, recompensas e prêmios instantânea: nós gostamos de ser recompensados por nossas ações e conquistas. Isso não é diferente quando se trata de cuidar do próprio dinheiro. O uso de pontos e recompensas é uma forma de incentivar ações e comportamentos. Por exemplo, os clientes podem ganhar pontos por economizar, pagar contas em dia ou usar um cartão de crédito de forma responsável. Esses pontos podem ser resgatados em forma de cashback, descontos ou outros benefícios, gerando um cliente mais engajado e com maior probabilidade de contratar novos serviços ou produtos da instituição financeira. Além disso, enquanto cumpre a missões, o cliente gera insights sobre o seu comportamento, permitindo que a instituição financeira entenda seus hábitos e ofereça um serviço mais personalizado, indicando produtos na hora certa.
  1. Barras de progresso e níveis: Barras de progresso e sistemas de níveis podem ser usados para acompanhar o progresso do cliente e incentivar o engajamento contínuo. Um exemplo disso é o cliente ganhar pontos por entrar diariamente no aplicativo do banco. Enquanto o cliente desenvolve o hábito de saber o seu saldo na conta bancária, a instituição financeira tem a chance de interagir com o cliente diariamente, aumentando o contato com a marca e o engajamento com os serviços ofertados.


  2. Desafios: Desafios e competições incentivam os clientes a alcançarem seus objetivos. Por exemplo, uma instituição financeira pode usar a gamificação para ajudar seus clientes a aprender sobre planejamento financeiro, fornecendo uma série de desafios que os ensinem como criar um orçamento, poupar para a aposentadoria ou investir no mercado de ações.

Que problemas podem ser resolvidos com gamificação em produtos financeiros digitais?

Quando falamos sobre o uso de gamificação para engajar os clientes com suas instituições financeiras, entendemos que uma solução gamificada pode ser usada para enfrentar diferentes desafios e objetivos específicos. Ao quebrar conceitos ou processos complexos em tarefas ou desafios menores, instituições financeiras também podem alavancar a experiência digital para ajudar seus clientes a entender melhor como utilizar seus serviços. É por isso que a tecnologia da Flourish Fi é modular e pode ser combinada de diferentes maneiras, criando uma experiência personalizada para cada um de nossos clientes.

Sabendo que a gamificação é uma ferramenta poderosa para envolver e incentivar comportamentos financeiros responsáveis, nossa tecnologia transforma a atividade financeira do usuário em uma experiência divertida e envolvente, o que, por sua vez, gera insights comportamentais do consumidor para nossos parceiros.

Como nossos modelos podem ser combinados para criar jornadas personalizadas

Um desafio comum que as instituições financeiras têm é aumentar o número de clientes nos canais digitais para evitar os custos com agências físicas, especialmente porque a geração mais jovem aponta para o futuro dos serviços financeiros totalmente digitais.

Para incentivar a adoção de canais, nossos clientes podem combinar diferentes mecânicas em nossa plataforma, incluindo missões personalizadas, conhecimento financeiro e desafios de gratificação instantânea. Essas combinações oferecem uma jornada guiada às pessoas, com um conteúdo relevante e oportuno de maneira engajadora, além de recompensar as pessoas por alcançarem seus objetivos.

Com essa combinação, os clientes têm uma jornada que começa com o desafio de fazer um pagamento dentro do prazo, depois podem ganhar pontos extras jogando um quiz de conhecimentos financeiros, e ao final transformam estes pontos em prêmios por uma roleta raspadinha, tudo dentro do aplicativo da instituição financeira e seguindo o branding da marca.

Quer saber mais sobre como nossa plataforma de engajamento de clientes pode te ajudar a alcançar as metas da sua instituição?