A falta de educação financeira reforça a ideia de que ter uma reserva de emergência, pagar o cartão de crédito em dia e ter bons hábitos financeiros é uma exclusividade para quem possui uma renda alta. E, durante a pandemia, a falta de uma reserva de emergência se provou ser um problema, a maior parte das pessoas não está financeiramente pronta para lidar com imprevistos.
A Flourish FI é uma startup fundada no Vale do Silício por um imigrante brasileiro e uma americana filha de imigrantes com o objetivo de redesenhar a forma com que as pessoas lidam com dinheiro usando inteligência de dados, ciência comportamental e mecânicas de gamificação. A empresa licencia sua tecnologia de engajamento e saúde financeira para bancos, cooperativas de crédito e fintechs na América Latina.
Pedro Moura (CEO e cofundador) e Jessica Eting (COO e cofundadora) sentiram na pele as dificuldades de administrar uma renda baixa. Pedro chegou aos Estados Unidos com a mãe e os irmãos para fugir de uma crise financeira no Brasil. A dificuldade de navegar o sistema financeiro em outro país fez com que ele se interessasse por finanças e desenvolvimento social, sendo o pontapé para que ele iniciasse o curso de economia na Universidade da Califórnia Davis. Trabalhando em bancos ele percebeu que a maior parte dos produtos não são oferecidos para aqueles em maior vulnerabilidade social gerando um grande problema nos Estados Unidos, onde mais de 138 milhões de adultos não possuem bons hábitos financeiros e mais da metade da população adulta não tem 400 dólares guardados para uma emergência.
Jessica nasceu nos Estados Unidos, filha de imigrantes de baixa renda. A vida financeira da família, que já não era fácil, ficou ainda pior quando o pai dela ficou doente e a mãe precisou trabalhar ainda mais para cobrir os custos da casa, dos filhos e do marido. Para ela era muito importante se formar e conseguir um emprego que fosse bem remunerado, e foi nesse caminho que Jessica descobriu sua paixão: Estudos Étnicos, que a ajudou a entender melhor a condição financeira da sua família e de tantos imigrantes que buscam o sonho americano.
O caminho de Pedro e Jessica se cruzou em 2015, durante o mestrado na UC Berkeley. Em junho de 2018 eles fundaram a Flourish FI com a missão de incentivar pessoas a terem melhores hábitos financeiros. Com uma plataforma com módulos de engajamento white-label que se conecta através de API com o app de bancos, a tecnologia da Flourish envolve uma jornada gamificada com recompensas melhorando a educação financeira dos usuários. Além de criar um relacionamento que auxilia na construção de hábitos financeiros do cliente final, a tecnologia da Flourish FI auxilia instituições financeiras a entenderem seus clientes e aumentarem o engajamento, além de criar um diferencial competitivo para a retenção e aumento de movimentação nas contas abertas.
Veja como os nossos clientes utilizam a tecnologia da Flourish FI:
Gana Sol: Parceria entre a Flourish FI e o Banco Sol na Bolívia